A marca da CBF mudou. Pra melhor?

Publicado em 18 de abril de 2019

O famoso escudo da seleção canarinho mudou. Bem pouco mas mudou. E essa pequena mudança foi suficiente para gerar as mais controversas opiniões.

The famous shield of the canary national team has changed. Very little but it has changed. And this small change was enough to generate the most controversial opinions.

 

 

Lançada no último dia nove de abril, a mudança foi anunciada durante a posse do novo presidente Rogério Caboclo, que já ocupava o cargo de Diretor Executivo anteriormente. Após um período conturbado e cheio de tropeços da dirigência anterior, Caboclo anuncia a nova Identidade Visual como uma das grandes mudanças para a renovação dos ânimos na entidade. 

Launched on April 9, the change was announced during the inauguration of the new president, Rogério Caboclo, who previously held the position of Executive Director. After a troubled period and full of stumbling blocks of the previous leadership, Caboclo announces the new Visual Identity as one of the great changes for the renewal of spirits in the entity.

“Então porque resolvemos mudar a nossa marca? Para simbolizar a busca permanente pela evolução e pela inovação. Refletir com modernidade os novos conceitos de aplicação visual, de cores e nuances. Uma nova marca, para as novas mídias e os novos tempos.” explica Rogério Caboclo após apresentar a nova identidade.

“So why did we decide to change our brand? To symbolize the permanent quest for evolution and innovation. Modernly reflect the new concepts of visual application, colors and nuances. A new brand, for new media and new times.” explains Rogério Caboclo after presenting the new identity.

Executado pela agência Ana Couto Branding, o projeto de renovação de identidade visual vai muito além da mudança do logo: ela marca um novo posicionamento da confederação, que busca interagir mais com o público que tanto ama a seleção.

Executed by Ana Couto Branding agency, the visual identity renovation project goes far beyond changing the logo: it marks a new position for the confederation, which seeks to interact more with the public that loves the team so much.

 
 

Falando sobre a mudança, podemos perceber o ajuste de tons e o destaque nas faixas verde-amarelo. Anteriormente, o logo era mais fechado, mais “morto” digamos assim. Já a nova roupagem traz cores mais vibrantes e faixas que dão movimento ao escudo. A ideia por trás destas mudanças sutis é trazer mais brasilidade, mais ginga, mais ousadia e empatia. 

Talking about the change, we can see the adjustment of tones and the highlight in the green-yellow bands. Previously, the logo was more closed, more “dead” so to speak. The new clothing brings more vibrant colors and bands that give movement to the shield. The idea behind these subtle changes is to bring more Brazilianness, more swing, more daring and empathy.

O principal alvo das críticas foi a estranheza causada pelas faixas que se misturam com o amarelo do fundo. O que poucos perceberam é que por trás disso há uma ideia, um propósito: o de demonstrar o afeto dos brasileiros pela seleção, com as faixas “abraçando” o brasão, além de trazer movimento à marca. Eu particularmente gostei desta mudança. 

The main target of criticism was the strangeness caused by the tracks that mix with the yellow background. What few have realized is that behind this there is an idea, a purpose: to demonstrate the affection of Brazilians for the national team, with the belts “embracing” the coat of arms, in addition to bringing movement to the brand. I particularly liked this change.

As cores estão mais alegres, como deve ser o tom de um jogo da nossa seleção. Apesar de abalados por vários tropeços, devemos lembrar que o time é um orgulho nacional. Tento sempre pensar positivamente, torço para que as mudanças sejam positivas e que a seleção possa ascender novamente. 

The colors are happier, as should be the tone of a game from our national team. Despite being shaken by several stumbles, we must remember that the team is a national pride. I always try to think positively, I hope that the changes are positive and that the selection can rise again.

Percebam que, simplesmente com as cores, conseguimos mudar o tom e o clima de uma marca, não acham?

Realize that, simply with the colors, we can change the tone and mood of a brand, don't you think?

 

 

Uma sutileza pouco percebida foi a mudança da fonte. Uma nova família tipográfica foi desenvolvida pelo estúdio Dalton Maag. O novo desenho se utiliza de fragmentos do escudo da seleção para compor suas nuances. 

A little-noticed subtlety was the change of font. A new typographic family was developed by Studio Dalton Maag. The new design uses fragments of the selection shield to compose its nuances.

Além da identidade, a CBF adota também a tagline #jogabola. Mais um esforço para resgatar o laço com seu público.

In addition to identity, CBF also adopts the #jogabola tagline. One more effort to restore the bond with its audience.

 

 

“Ela expressa o jogar futebol com o nosso jeito convidativo e inclusivo, do campo de várzea aos jogos da Copa do Mundo em grandes estádios. É o amor pelo jogo, pela bola. É ainda a expressão que o brasileiro usa quando identifica o craque, o bom jogador, ou seja, o que joga bola”, explica Ana Couto, CEO da agência Ana Couto Branding.

“It expresses playing football in our inviting and inclusive way, from the floodplain to the World Cup games in large stadiums. It's the love for the game, for the ball. It is also the expression that Brazilians use when identifying the ace, the good player, that is, the one who plays ball”, explains Ana Couto, CEO of the Ana Couto Branding agency.

 

É interessante entendermos que, por ser uma entidade física e de grande porte, as mudanças serão implementadas gradativamente até 2020 e os novos uniformes da seleção somente serão apresentados no primeiro jogo das eliminatórias da Copa do Mundo em 2022. 

It is interesting to understand that, being a large physical entity, the changes will be implemented gradually until 2020 and the new team uniforms will only be presented in the first game of the World Cup qualifiers in 2022.

Vamos torcer para que este esforço da CBF seja bem aceito, bem implementado e que acima de tudo gere bons resultados para a instituição, já que foi tão castigada nestes últimos anos.

Let's hope that this effort by CBF is well accepted, well implemented and, above all, that it generates good results for the institution, as it has been so punished in recent years.

E aí, você acha que a marca da CBF mudou pra melhor ou pra pior?

So, do you think the CBF brand has changed for the better or for the worse?

 

Título 01

Título 02
Título 03

Escrito por

Diego Mourão

Empresário, Publicitário & Designer especialista em projetos de Identidade Visual | Fundador da Escandi
CONTATO

Quer ver a marca da sua empresa
com cara de empresa grande?