The Decolar brand has changed. For the better?

Publicado em 04 de abril de 2019

Sabe quando você tá assistindo à tv a cabo e de repente passa a vinheta com aquela musiquinha “decolar.comm tananann”? Pois é, a marca deles mudou, e pra melhor (pelo menos na minha humilde opinião).

You know when you're watching cable TV and suddenly the vignette with that little song “decolar.comm tananann” appears? Yeah, their brand has changed, and for the better (at least in my humble opinion).



 
 

A mudança marca os 20 anos da empresa e também a mudança de um novo ciclo. Poucos perceberam mas o novo posicionamento traz a retirada do “.com” do nome. A marca surgiu numa época em que era moda usar o .com para arredondar nomes de empresas e, diga-se de passagem, até hoje existem várias empresas que não possuem nem site, se utilizando deste artifício e seus nomes. 

The change marks the company's 20th anniversary and also the change of a new cycle. Few noticed, but the new positioning brings the removal of the “.com” from the name. The brand emerged at a time when it was fashionable to use .com to round up company names and, by the way, to this day there are several companies that do not even have a website, using this device and their names.

O reposicionamento visual foi feito pela Saffron Consultants (nada mais, nada menos que os responsáveis pela nova linha visual do youtube) em conjunto com a REF+, especialista em utilizar tecnologia e análise de dados para criar soluções criativas de marketing. 

The visual repositioning was done by Saffron Consultants (nothing more, nothing less than those responsible for the new youtube visual line) in conjunction with REF+, a specialist in using technology and data analysis to create creative marketing solutions.

Tiro certo da Decolar.

Right shot of Decolar.



 

 

Várias figuras passam pela minha cabeça quando vejo o “D” da nova marca:

  • Porta se abrindo (Hotéis).
  • Deslocamento de um ponto a outro (D mais escuro e D mais claro).
  • Um bico de avião visto de cima ou de lado.
  • O sino de mesa dos hotéis, se você olhar o símbolo de lado.

Several figures go through my head when I see the “D” of the new brand:

  • Door opening (Hotels).
  • Shift from point to point (D darker and D lighter).
  • An airplane beak seen from above or from the side.
  • The hotel table bell, if you look at the symbol from the side.
     

Consegue enxergar algo mais? 

Can you see something else?

Bom, ao passo que o símbolo antigo remetia somente a passagens aéreas e hotéis, o que fazia todo sentido à época, o novo símbolo consegue alçar novos mercados e abranger novos produtos. 

Well, while the old symbol only referred to airline tickets and hotels, which made perfect sense at the time, the new symbol manages to reach new markets and encompass new products.

Presente em quase todos os países da América Latina, além de Estados Unidos e Espanha, essa mudança marca também um novo posicionamento global da marca. Deixa-se de vender o produto viagem (passagens, hospedagens, etc) para se vender a experiência viagem. Podemos perceber isso, assistindo ao filme de lançamento deste novo momento.

Present in almost all Latin American countries, in addition to the United States and Spain, this change also marks a new global positioning of the brand. The travel product (tickets, accommodation, etc.) is not sold in order to sell the travel experience. We can see this by watching the movie launching this new moment.

 


Sobre o novo esquema de cores, enquanto seus concorrentes utilizam várias cores semelhantes entre si, o Decolar assumiu uma cor bem diferente, o Violeta. A nova cor nos passa mais uma mensagem: Conexão. Ela nada mais é do que uma mescla das cores utilizadas na identidade anterior, o azul e o vermelho.

About the new color scheme, while its competitors use several similar colors, the Take off took on a very different color, Violet. The new color gives us another message: Connection. It is nothing more than a mixture of colors used in the previous identity, blue and red.

 

 

É uma cor nova, marcante, refrescante e que está completamente alinhada com o público que os consome hoje em dia. Há tempos atrás, o violeta era associado a luto, tristeza e sentimentos ruins. Atualmente estes significados mudaram bastante. Hoje ela representa nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É muitas vezes relacionada à intuição e espiritualidade. Além do que, estimula a área do cérebro da criatividade. 

It is a new, striking, refreshing color that is completely in line with the public that consumes them today. Long ago, violet was associated with grief, sadness and bad feelings. Currently, these meanings have changed a lot. Today she represents nobility, wealth, success and wisdom. It is often related to intuition and spirituality. In addition, it stimulates the brain's area of ​​creativity.

O site também passou por mudanças. Nesta nova fase, anuncia os pacotes de forma completamente inusitada, orgânica e intuitiva, criando quase que um passo a passo: passagens, hotéis, carros para alugar, pacotes de viagens (contendo todos os anteriores).

The site has also undergone changes. In this new phase, it announces the packages in a completely unusual, organic and intuitive way, creating almost a step by step: tickets, hotels, rental cars, travel packages (containing all the above).


 
 

Tiro certeiro para a geração mais dinâmica que já existiu. 

Clear shot for the most dynamic generation that ever lived.

O Decolar deixou de se limitar pra se tornar ilimitado. Não vende mais passagens aéreas e hospedagens, vende sensações, sonhos. Vende a ideia de percorrer um caminho, não só um destino. 

Taking off is no longer limited to become unlimited. It no longer sells airline tickets and accommodation, it sells sensations, dreams. Sells the idea of ​​traveling a path, not just a destination.

Agora, é acompanhar os novos movimentos. Será que irão intensificar sua internacionalização, atuando em novos países e mercados? Tudo indica que sim. 

Now, it's about keeping up with the new movements. Will they intensify their internationalization, operating in new countries and markets? Everything indicates yes.

E você, também acha que o Decolar mudou pra melhor? Deixe sua opinião aqui! 

And do you also think that Decolar has changed for the better? Leave your opinion here!

Written by

Diego Mourão

Entrepreneur, Advertising & Designer Specialist in Visual Identity projects | Founder of Scandi
CONTACT

Want to see your company brand
with the look of a big company?