Como tudo na teoria, o Branding também é um lindo conceito teórico que de fato funciona em grandes empresas, mas que assusta muita gente na hora de trazer pro mundo real das médias empresas.
Assim como temos modelos de gestão orientados a preço, growth, redução de custos, etc, o Branding, na teoria, é um modelo de gestão orientado à construção e fortalecimento de marca. Pronto, fantasmas espantados vamos pra prática.
No dia a dia de empresas de médio porte que têm em torno de 30-100 funcionários, o Branding como modelo de gestão acaba sendo inviável de aderir, pelo tamanho de investimento e atenção que exige. São diretorias, setores, estruturas construídas para fazer esse modelo funcionar.
Mas isso quer dizer que você vai deixar o Branding de lado? De forma alguma!
Na prática, o que boas empresas fazem é trazer a inteligência estratégica do Branding e aplicar isso no dia a dia de seus negócios, de forma verbal e visual.
Pra gente entender, a tradução livre de Branding é Brand = Marca e ing = ndo (nosso gerúndio). Então Branding "significa" Marcando.
"o Branding do dia a dia nada mais é do que marcar seu público das mais diversas formas possíveis."
Com isso temos a sinapse: o Branding do dia a dia nada mais é do que marcar seu público das mais diversas formas possíveis. Seja na sua forma de se comunicar verbalmente, através de textos, frases de efeito e palavras-chave até a parte visual como marca, gráficos de apoio, paleta de cores, tipografia, etc.
Um ponto fundamental a ser levado em consideração antes de sair "marcando" por aí, é sua empresa ter um posicionamento muito sólido e bem construído. Antes de se iniciar um trabalho de Branding, é muito importante saber onde se quer chegar, qual público se quer atingir e quais os principais diferenciais do negócio.
Uma dica que posso deixar aqui, é você trabalhar a Plataforma de Marca da sua empresa. Em projetos para meus clientes, temos aplicado essa metodologia e você não tem ideia dos resultados de engajamento e fortalecimento de cultura que isso traz.
Engajamento + Cultura = Posicionamento Forte
A Plataforma de Marca é constituída por Propósito, Personalidade, Valores e Posicionamento. Com isso bem definido, é muito provável que você consiga comunicar sua empresa da forma correta.